Tem estes sintomas? Cuidado, pode ser falta de vitamina D
Acontece sobretudo nos meses mais frios e com menos sol. O seu corpo fica mais vulnerável podendo ficar doente e cansado com mais facilidade.
A exposição direta ao sol é a melhor forma de receber vitamina D. Nas épocas mais frias, como o outono e o inverno, os níveis desta vitamina reduzem no corpo e é importante estar atento a alguns sinais que o corpo pode dar.
Sintomas que indicam que o seu corpo está com falta de vitamina D:
Dores musculares
A vitamina D ajuda na absorção de cálcio pelo corpo. O défice de cálcio pode comprometer a saúde óssea assim como aumentar o risco de fracturas.
Alguns são os estudos que relacionam o défice da vitamina a dores crónicas na zona lombar em homens e em mulheres. Dores nas pernas, nas costelas ou nas articulações são também mais prováveis de aparecer a pessoas com níveis baixos de vitamina D.
A osteoporose que se caracteriza pela perda mais acentuada de massa óssea é um diagnóstico muito comum em pessoas mais idosas. Com o avançar da idade o problema vai aumentando. Um estudo demonstrou uma forte ligação entre a densidade óssea fraca e o défice de vitamina D em mulheres de meia-idade. A vitamina D pode ser uma das soluções para ajudar o seu corpo a absorver melhor o cálcio e diminuir as dores.
Queda de cabelo
É normal perder entre 50 a 100 fios de cabelo por dia. Caso esteja a perder mais que isso, pode ser sinal de que os seus níveis de vitamina D estão baixos.
Doenças como a alopecia, que ataca os folículos capilares, têm sido associadas a essa deficiência – quanto maior é a falta de vitamina D no organismo, maior é a perda de cabelo que uma pessoa pode ter.
Ficar doente com frequência
Se fica constipado ou engripado com frequência a razão pode ser a falta de vitamina D. Por ser uma vitamina que interage diretamente com as células que compõe o sistema imunitário, a sua falta pode fazer com que o seu sistema imunitário não funcione como devia.
O défice de vitamina D está associado ao aparecimento de doenças do trato respiratório como gripes, constipações, bronquites e pneumonias. Vários estudos descobriram que a toma de suplementos diários com doses elevadas de vitamina D pode reduzir o risco de contração destas mesmas doenças.
Fadiga e cansaço
Algumas pessoas referem que sentem cansaço constante, mesmo após boas horas de sono. A falta de vitamina D – mais frequente nas estações frias – pode ser um dos fatores a considerar quando se sentir cansado e sem energia.
Depressão
Este é um sintoma bastante sentido no inverno. Além da falta de sol nos fazer sentir mais tristes por existir menos luz durante o dia, traz também algumas mudanças para o nosso organismo.
As pessoas que vivem em locais onde o sol é raro produzem mais melatonina, o hormónio do sono, por não receberem quantidade significativa de luminosidade. Logo, ficam mais cansadas e sonolentas. A melatonina também altera o metabolismo e interfere no humor.
O corpo precisa de vitamina D não apenas para fortalecer o sistema imunitário e prevenir doenças, mas também para manter a saúde mental em dia.