Dores de Garganta – O que deve e o que não deve comer e beber
As dores de garganta são bastante incómodas, mas fique a saber que existem diversas maneiras de as acalmar, e nem todas envolvem medicação. Quando as sente é essencial ter alguns cuidados para não agravar a dor, é por isso importante evitar comer certos alimentos.
Com a sensação de irritação na garganta deve comer alimentos macios, que sejam fáceis de engolir e que aliviem essa sensação. Deve também consumir líquidos quentes e alguns frios que ajudam a acalmar a dor e o desconforto.
No caso dos alimentos que deve consumir, o mais aconselhado é o chá com mel, mas existem outros que vão melhorar a sua garganta. Fique a conhecê-los:
Alimentos que deve consumir quando sente dores de garganta:
- Cereais quentes como aveia ou creme de arroz;
- Legumes cozidos, amassados ou em puré;
- Iogurte;
- Gelatina;
- Húmus;
- Sumo de frutas que não sejam ácidas;
- Ovos mexidos;
- Sopa;
- Smoothies;
- Gelados;
- Bebidas vegetais (bebida de amêndoa, avelã, aveia);
- Pudins.
Para combater a inflamação na garganta, também podem ser incluídos na sua alimentação alguns alimentos como o mel e o chá de limão, equinácea ou gengibre, já que ajudam a diminuir a inflamação e a dor de garganta, além de fortalecer o sistema imunitário para que o organismo combata melhor a inflamação.
Por outro lado, existem também algumas coisas que deve evitar nos dias em que sente desconforto e dor na garganta. Alimentos mais duros e difíceis de comer, picantes e ácidos estão na lista.
Alimentos que deve evitar consumir quando sente dores de garganta:
- Especiarias e temperos;
- Petiscos crocantes (batatas fritas, tortilhas e biscoitos);
- Vegetais crus;
- Torradas;
- Frutas ácidas;
- Bebidas ácidas, como café e refrigerantes;
- Chocolate;
- Grãos;
- Molhos vermelhos;
- Alimentos gordurosos.
Com alguns cuidados na sua alimentação irá melhorar de forma mais rápida e eficaz as suas dores de garganta e ter uma melhor qualidade de vida.