Bem-vindo à loja online Lister +, uma loja com os melhores suplementos alimentares presentes no mercado à mais de 20 anos.
Selénio colocado numa colher

A importância do Selénio nas doenças autoimunes

O que são doenças autoimunes?

As doenças autoimunes são um conjunto de patologias caracterizadas por uma resposta imunitária dirigida especificamente às próprias células do corpo, o que afeta o seu bom funcionamento e compromete a nossa saúde. 

O selénio é essencial tanto no tratamento como na sua prevenção.

O nosso sistema imunitário é responsável por produzir respostas imunológicas contra as substâncias que o corpo reconhece como estranhas para atuar como uma linha de defesa e manter o bom funcionamento do corpo. Esse sistema de defesa pode apresentar desigualdades, uma vez que as reações imunológicas caracterizadas por respostas mínimas ou altamente exageradas, ou reações contra as próprias células (autoimunidade) podem ter consequências graves.

As doenças autoimunes são então um conjunto de patologias que se caracterizam por reconhecerem as suas próprias células e tecidos como agentes estranhos que constituem uma ameaça à nossa integridade, desencadeando respostas imunitárias, ou seja, reagindo contra si próprios. 

Os fatores que predispõem a sofrer desta autoimunidade podem ser variados:

Fatores genéticos

Idade

Infecções virais

Uso de certas drogas

Entre outros

O que é o selénio e que relação tem com a imunidade?

O selénio é uma das substâncias minerais essenciais para o funcionamento do corpo. O  seu principal papel é o de protetor que desempenha nos tecidos contra a ação dos radicais livres, combatendo o stress oxidativo. Também está intimamente ligado à manutenção do sistema imunitário e das nossas defesas contra as respostas inflamatórias e imunológicas do nosso corpo. Este ponto é de especial importância nas doenças autoimunes, uma vez que uma imunidade comprometida aumenta o risco de desenvolvê-las.

As deficiências de selénio estão associadas a um risco aumentado de desenvolver doenças (autoimunes) como:

Doenças da glândula tireóide.

Artrite reumatóide.

Diabetes tipo I.

Doença celíaca.

Doença inflamatória intestinal.

Evidências científicas indicam que diminuições nos níveis séricos de selénio aumentam a inflamação, o dano endotelial, há maior suscetibilidade a patógenos virais e um sistema de defesa comprometido que predispõe ao aparecimento de autoimunidade. 

Os suplementos de selénio em pessoas com doenças autoimunes podem ser benéficos. Adicionar alimentos ricos em selénio à sua alimentação e prevenir a sua deficiência é o ponto principal da intervenção nutricional e que devemos ter em conta para prevenir o seu desenvolvimento ou melhorar a evolução da doença.

Em relação aos alimentos que devemos adicionar à nossa dieta para evitar a deficiência de selénio, podemos destacar:

Frutos secos.

Sementes.

Grãos integrais, como trigo, aveia, arroz.

Cogumelos.

Alho.

Peixe.

Marisco.

Ovos.

Carnes magras como peru.

Para evitar o risco de sofrer de doenças autoimunes, não se esqueça de seguir uma dieta equilibrada que cubra todas as suas necessidades e lhe forneça a quantidade de selénio necessária para proteger o seu sistema imunitário e manter uma saúde óptima.

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare