9 alimentos que aumentam o açúcar no sangue
O alto nível de açúcar no sangue pode trazer muitos efeitos colaterais prejudiciais à sua saúde. Efeitos como a fraqueza, confusão, fadiga, dor abdominal e visão turva. Com o tempo, o elevado nível de açúcar no sangue pode até levar à diabetes. Existem maneiras de controlar os seus níveis de glicose no sangue. O melhor é mesmo evitar alguns dos piores alimentos para o açúcar no sangue.
O que torna um alimento bom ou mau para a glicose no sangue? Uma boa dieta para níveis de açúcar no sangue equilibrados é aquela que consiste em muitos alimentos ricos em nutrientes, como alimentos ricos em fibras, carboidratos saudáveis não processados, peixe e gorduras saudáveis. No que diz respeito aos alimentos a evitar, estes incluem coisas que são pesadas em açúcar adicionado e carboidratos refinados.
Fique a conhecer os piores alimentos para o seu sangue.
Adoçantes naturais
Muitas pessoas procuram adoçantes naturais para substituirem o açúcar branco ou mascavado. Apesar dessas fontes de açúcar serem mais naturais do que o açúcar branco refinado, podem causar picos de açúcar no sangue. Os adoçantes naturais podem aumentar a sua glicose no sangue tanto quanto o açúcar branco. Portanto, em vez de procurar mel ou agave, experimente um adoçante sem calorias, como fruta do monge ou stevia.
Fritos
Comer alimentos fritos prejudica e muito os níveis de glicose do sangue. Este tipo de alimento é carregado de gordura trans por causa do óleo usado para fritá-lo. As gorduras trans podem contribuir para a resistência à insulina, o que pode levar a um excesso de açúcar no sangue. Os alimentos fritos podem aumentar o risco de colesterol alto, contribuem para o excesso de peso e desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Batatas brancas
As batatas brancas podem não ser o melhor alimento para o açúcar no sangue. Apesar deste alimento ser considerado de alto índice glicémico, a maneira como a mesma é preparada diz muito sobre se prejudica ou não o nosso organismo. As batatas fritas têm um impacto maior no sangue do que as assadas ou cozidas.
Alimentos ricos em gordura trans
As gorduras trans são um tipo de ácidos gordos insaturados. As gorduras trans podem aumentar a resistência à insulina de uma pessoa se ela tiver diabetes tipo 2. Isso pode afetar diretamente os níveis de açúcar no sangue porque a insulina é um dos hormónios mais importantes na regulação dos níveis de glicose no sangue. Limitar o consumo de gorduras trans pode ser difícil devido ao grande número de alimentos que as contêm.
Iogurtes de frutas
Alguns dos iogurtes com sabor a frutas acabam por ser embalados com mais açúcar do que certas sobremesas. Troque os seus iogurtes com sabor a frutas por um iogurte grego sem açúcar – que acaba até por ter mais proteínas o que ajuda a equilibrar o açúcar no sangue. Para melhorar o sabor do iogurte opte por frutas ou sementes para obter fibras.
Smoothies pré-feitos
Um smoothie pré-fabricado é feito principalmente de sumos de frutas, e carece de qualquer forma de fibra alimentar e proteína. A fibra dietética e a proteína são raras de encontrar em smoothies pré-fabricados. O melhor é fazer os seus smoothies em casa com as frutas, sementes e até frutos secos indicados. Pode até adicionar uma colher de manteiga de amêndoa ou amendoim e também proteína em pó.
Carboidratos processados
Os alimentos com alto índice glicémico aumentam o açúcar no sangue mais rapidamente do que os alimentos com índice glicémico mais baixo. Isso inclui pão branco, arroz branco, refrigerantes e batatas fritas.
Cereais açúcarados
Alguns cereais são ricos em carboidratos e carecem de fibras e proteínas dietéticas, dois nutrientes que vão manter o açúcar no sangue estável e sob controle. Se não souber qual dos cereais deve escolher, é melhor optar por um cereal que tenha pelo menos três gramas de fibra alimentar por porção e pelo menos três gramas de proteína por porção.
Doces
Se o seu nível de açúcar no sangue já estiver alto, a última coisa que deve comer são doces, porque vão ajudar a subir ainda mais os níveis. Não importa o tipo de doce que escolha, ele não vai ajudar nos números de açúcar no sangue – o melhor é evitar.