Efeitos colaterais da falta de Vitamina D no organismo
A ingestão de suplementos de vitamina D pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Esta vitamina – também conhecida como vitamina do sol – não deve ser colocada de lado porque além de contribuir para a manutenção dos ossos e dentes e para o normal funcionamento muscular e do sistema imunitário, protege também as células contra oxidações indesejáveis. A insuficiente exposição solar, uma alimentação com défice de Vitamina D e pele hiper-pigmentada, são as principais causas de défice de Vitamina D.
Certamente nunca pensou que níveis insuficientes desta vitamina pudessem causar efeitos colaterais tão prejudiciais para a sua saúde. Fique a conhecer três consequências da sua falta:
1 – Pode causar complicações respiratórias
A vitamina D e os problemas respiratórios estão relacionados. A deficiência desta vitamina foi associada a um risco aumentado de infecções do trato respiratório superior. Níveis baixos estão associados muitas vezes à asma – quem sofre de deficiência de vitamina D tem mais probabilidade de sofrer um ataque agudo de asma e mais necessidade de consultar um especialista regularmente. Se tem tendência a infecções respiratórias ou sofre de asma, tomar um suplemento desta vitamina pode ajudar a prevenir doenças e reduzir a gravidade de um ataque de asma.
2 – Aumenta o risco de parto prematuro
O parto prematuro, que ocorre antes da 37ª semana de gravidez, pode ser evitado. Estudos comprovam que mulheres com níveis mais elevados de 25-hidroxivitamina D (um indicador das reservas de vitamina D no nosso corpo) tiveram um risco menor de parto prematuro do que as mulheres com níveis baixos. A vitamina D pode reduzir a infecção bacteriana na placenta, que é o que causa o nascimento prematuro em alguns casos.
3 – Pode ter um risco aumentado de doença cardíaca
O efeito colateral mais significante da deficiência de vitamina D está ligado às doenças cardíacas. Pessoas com baixos níveis de vitamina C têm mais probabilidade de morrer de insuficiência cardíaca e de morte cardíaca súbita.
Fonte: https://www.eatthis.com/surprising-side-effects-not-getting-enough-vitamin-d/