Sofre com Osteoporose?
Muitas pessoas pensam que os problemas de saúde óssea e osteoporose são um problema dos mais velhos – mas podem atingir qualquer pessoa. Apesar disso, com os alimentos certos pode prevenir que estes problemas cheguem até si.
A osteoporose é uma condição em que a perda mineral dos ossos faz com que eles se tornem fracos e quebradiços, o que pode aumentar o risco de fratura. Por todo o mundo, a osteoporose causa mais de 8,9 milhões de fraturas anualmente. Outrora considerada uma “doença do idoso”, uma vez que afeta principalmente pessoas com mais de 65 anos, a osteoporose pode ser diagnosticada em qualquer fase da vida. Também não discrimina entre homens e mulheres.
Existem duas formas de conseguir manter os seus ossos saudáveis prevenindo a osteoporose
Exercícios com peso
O puxão do músculo contra o osso quando está a fazer exercícios de sustentação de peso ajuda a fortalecer os ossos. As caminhadas beneficiam os ossos da parte inferior da coluna, quadris e pernas, por essa razão é importante incluir exercícios que aumentem a força da parte superior do corpo para prevenir a osteoporose.
Consumir alimentos para construção óssea – especialmente cálcio
A maioria das pessoas sabe que o cálcio é necessário para ossos fortes e saudáveis, mas a maior parte não o consome.
Se a sua ingestão de alimentos carece de cálcio, o seu corpo irá “retirar” o cálcio de seus ossos e, em seguida, usá-lo para apoiar outras funções essenciais do corpo, como a operação muscular e nervosa. A ingestão de cálcio é de particular importância durante a infância e adolescência para ajudar a atingir o pico de massa óssea, bem como durante e após a menopausa.
Acha que pode sofrer de osteoporose?
Não há dúvida de que o seu corpo precisa de uma ingestão adequada de cálcio. Mas há outros fatores que aumentam o risco de osteoporose dos quais deve estar ciente. São eles:
➜ Histórico familiar de osteoporose
➜ Menopausa precoce
➜ Uso prolongado de medicamentos esteróides ou medicamentos para refluxo
➜ Condições médicas que afetam a absorção de nutrientes
➜ Ter 65 anos ou mais para mulheres, ou 75 anos ou mais para homens
➜ Baixos níveis de vitamina D
➜ Fumar
➜ Consumo excessivo de álcool
➜ Uma ingestão muito alta de cafeína
➜ Ingestão excessiva de sal
Os 5 principais alimentos para melhorar a sua saúde óssea e prevenir a osteoporose
Laticínios
Os laticínios são a maneira mais fácil de atender às suas necessidades de cálcio.
Frutas secas
Experimente figos secos para aumentar a ingestão de cálcio, ameixas secas para vitamina K e damascos, ameixas e passas para obter magnésio.
Frutos Secos
Amêndoas e castanhas-do-pará são boas fontes de cálcio.
Vegetais de folhas verdes (exceto espinafre e beterraba)
Repolho, couve e verduras asiáticas são boas fontes de cálcio, vitamina K e magnésio. Meia chávena de verduras cozidas por dia pode fornecer o que precisa.
Leguminosas
Estas são fontes ideais de proteína e bons fornecedores de magnésio, zinco e fibra. As leguminosas são importantes para uma boa saúde intestinal e ajudam a aumentar a absorção de nutrientes.