Quer recuperar dos excessos do Natal?
O Natal é sinónimo de excessos à mesa e é importante saboreá-los, mas com o final das festividades devemos voltar a ter alguns cuidados no que toca à alimentação para recuperar dos excessos.
Se o seu corpo está habituado a uma alimentação mais equilibrada é normal que com a quantidade elevada de alimentos mais gordos, açucarados ou com o grande teor de álcool, o corpo vá reagir como se estivesse a sofrer uma agressão – o que poderá despertar sintomas de mal-estar.
O que acontece é a acumulação de substâncias tóxicas não naturais, e que nesta altura, acabam por acumular-se no nosso organismo e precisam de ser excretadas. A boa notícia é que o nosso corpo está preparado para recuperar destes abusos. Tudo o que precisamos é de desintoxicar, através de uma limpeza natural.
A velocidade desta recuperação está muito associada ao estilo de vida que a pessoa estava habituada antes da época natalícia. Quanto pior a alimentação que a pessoa tinha antes do Natal, muito mais difícil será essa desintoxicação. Quanto mais saudável e controlada a pessoa tiver sido, mais rápida e natural é a recuperação.
O primeiro passo é investir na hidratação. Nada de sumos, refrigerantes ou outras bebidas como bebidas alcoólicas! Todos os dias deve beber pelo menos 1,5 litros de água.
Depois de tratada a questão da hidratação, é importante perceber como comer: alimentos leves (com pouca gordura), verduras, legumes, frutas e hortaliças são muito recomendados.
Também se pode incluir as oleaginosas ou frutos secos, como nozes, amêndoas e avelã, que são ótimas fontes de gorduras insaturadas, ricas em selénio (mineral antioxidante que combate os radicais livres).
Deve evitar comer carnes com teores de gordura mais elevado, como carne de porco, picanha ou costeleta, durante o período de recuperação, pois o organismo está sobrecarregado o suficiente.
Deve congelar os restos de comida que sobraram da noite e do dia de Natal para outras alturas. Passar dias e dias a comer os restos do Natal pode prejudicar bastante a sua saúde.