Cuidados com a Próstata
O que é a Próstata?
A próstata é uma pequena glândula do homem que se situa abaixo da bexiga à frente do reto – tem o tamanho de uma noz. A sua função é a produção de um líquido branco e fluído que faz parte do esperma, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides. Com o avançar da idade a próstata tem tendência para aumentar o seu tamanho, ao tornar-se demasiado grande pode causar problemas na saúde.
Os principais sintomas de problemas de Próstata são:
– Grande vontade de urinar;
– Dor ou ardor ao urinar;
– Dor ao ejacular;
– Perda de urina involuntária;
– Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga;
– Perda de peso inexplicável;
– Sangue no sémen ou urina; e
– Dor nas ancas, zona lombar, pélvica e retal
O cancro é o principal problema associado à Próstata, mas existem outras complicações que podem surgir em consequência do seu crescimento.
Problemas associados à Próstata:
– Cancro da Próstata – A probabilidade de desenvolver cancro da Próstata pode ser influenciada por fatores como a idade (maior risco para homens com mais de 50 anos); histórico familiar (se algum familiar próximo tiver, como o pai ou irmão, o risco é mais elevado); etnia (em homens de etnia negra o risco é maior em comparação com outras etnias); e dieta (uma dieta rica em gorduras faz com que aumente a probabilidade de desenvolver cancro).
– Hiperplasia benigna da Próstata – Ocorre quando a Próstata aumenta de tamanho dificultando a passagem da urina. É muito comum em homens acima dos 55 anos. Ser vigiado por uma médico anualmente pode ser suficiente para este problema, caso seja necessário tratamento a prescrição de medicamentos que ajudem a diminuir o tamanho da glândula pode ser a solução, nos casos mais graves pode ser realizada uma cirurgia.
– Prostatite bacteriana aguda – Surge repentinamente através de uma infeção bacteriana. Os sintomas são febre, dor e arrepios. Na Prostatite bacteriana aguda a maior parte dos casos é tratado com medicamentos e antibióticos para eliminar o desconforto e a dor.
– Prostatite bacteriana crónica – Pode estar relacionada com a toma prolongada de antibióticos. É uma infeção bastante recorrente de difícil tratamento, está sempre a aparecer e a desaparecer.
– Prostatite crónica – Os sintomas podem ser dor no pénis, virilha ou zona lombar. O tratamento pode passar pela toma de medicamentos, cirurgia/operação à próstata ou alteração do estilo de vida.
Rastreios para problemas associados à Próstata:
O rastreio é muito importante para a prevenção de doenças associadas à Próstata de forma a conseguir ter um diagnóstico precoce e um tratamento atempado caso se verifique algum problema. São três as formas de rastreio.
– Toque retal / Exame da Próstata – é inserido um dedo no reto do utente pelo médico de forma a conseguir tocar na próstata, desta forma o médico consegue avaliar o tamanho da mesma, a textura e a existência de nódulos.
– Medição de PSA – é medido o nível de antigénio específico da Próstata através da análise ao sangue (normalmente apenas circula uma quantidade mínima). Valores mais elevados podem significar doença da Próstata.
– Biópsia – é feita através da colheita de tecido da Próstata para detenção de eventuais lesões.
Com um diagnóstico precoce, qualquer um das doenças relacionadas à Próstata pode ser tratada com êxito, sendo possível que o doente retome a sua vida normal em pouco tempo. É importante lembrar que é necessária a vigilância e o diagnóstico para que as doenças não se prolonguem. O diagnóstico precoce do cancro da Próstata é recomendado a partir dos 50 anos de idade.