Benefícios da Canela
Benefícios da Canela
A Canela, também conhecida por Cinnamomum zeylanicum, é uma especiaria vinda do Sri Lanka obtida através do tronco da caneleira, uma árvore com os galhos secos separados das cascas muito perfumadas. Este condimento aromático é rico em cálcio, potássio e magnésio.
A Canela é uma especiaria com utilização milenar tanto na culinária como saúde. Era muito usada na medicina tradicional chinesa sendo utilizada pelos antigos egípcios para embalsamar as múmias, por ser um conservante. A canela era mais preciosa que o próprio ouro, levando os povos a explorar novas terras para a obter.
Actualmente, a utilização da Canela é muito comum na doçaria. Usa-se também para aromatizar bebidas como o vinho quente, o chocolate, licores, café, chá, etc.
A verdadeira canela é adocicada, suave, discreta, mas quente e poderosa… Talvez por isso seja considerada afrodisíaca, embora a falta de provas científicas leve a crer que possivelmente actue por sugestão.
A Canela possui diversos benefícios para a saúde:
Ajuda a combater infeções das vias respiratórias, através do seu efeito secante nas mucosas;
Ajuda no controlo da diabetes, melhora a utilização do açúcar;
Fornece energia e combate a fadiga, aumenta a resistência ao stress;
Melhora transtornos digestivos e auxilia na digestão, graças aos seus efeitos antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
Ajuda a combater o colesterol, é rica em antioxidantes;
Diminui o apetite, por ser rica em fibras;
Auxilia na diminuição da pressão arterial, devido às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes;
Reduz a acumulação de gordura, melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
Melhora o contacto íntimo, é um ingrediente afrodisíaco e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer favorecendo o contacto sexual.
Propriedades medicinais:
-
Carminativas;
-
Antiulcéricas;
-
Estomacais;
-
Anti-inflamatórias;
-
Anti-bacterianas;
-
Anti-virais;
-
Probióticas;
-
Antioxidantes.
Canela em pau e canela em pó, diferença
A principal diferença entre a canela em pau e a canela em pó é que a canela em pau concentra mais o sabor e o aroma. As duas são bastante semelhantes em termos nutricionais.
Consumo em excesso e contra-indicações
Em pessoas saudáveis o consumo em excesso da canela, além de seis gramas máximos recomendados, pode levar a intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, alergias e úlceras. A canela não deve ser consumida durante a gravidez porque pode favorecer a contração uterina.
Sabia que?
Por ser rico em antioxidantes que servem para combater os radicais livres e retardar o envelhecimento celular, este condimento aromático é uma ótima solução para uma vida saudável e uma saúde jovem.
Aproveite os benefícios da Canela para reforçar o seu sistema imunitário e proteger o seu sistema digestivo.