Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B são um grupo de nutrientes que desempenham um papel muito importante no nosso organismo. A maioria das pessoas tem presente as quantidades recomendadas dessas vitaminas no organismo, por serem vitaminas presentes em diversos alimentos que fazem parte da dieta.

 

Em algumas situações, como a idade avançada, escolhas alimentares, gravidez e o uso de álcool a presença de vitaminas do complexo B pode não ser suficiente, e por essa razão é importante o consumo de suplementos alimentares. Os suplementos alimentares que contêm as oito vitaminas B são conhecidos como vitaminas do complexo B.

 

Vitaminas do complexo B, o que são?

 

Em apenas uma cápsula, as vitaminas do complexo B contêm as oito vitaminas B. Estas não são vitaminas armazenadas pelo corpo, por essa razão é importante consumi-las diariamente. Estas vitaminas têm um grande peso no organismo e são vitais para manter uma excelente saúde. 

Mesmo para pessoas que não têm falta destas vitaminas, a toma de suplementos pode ser útil: tomar esses suplementos alimentares pode melhorar o humor, a função cognitiva e os sintomas de depressão.

 

Quais são as vitaminas presentes nas cápsulas de vitaminas do complexo B?

 

  • B1 (tiamina): A tiamina desempenha um papel essencial no metabolismo - ajuda a converter os nutrientes em energia. Esta vitamina está presente na carne de porco e sementes de girassol.

  • B2 (riboflavina): A riboflavina ajuda a converter alimentos em energia e tem também uma ação antioxidante. Os alimentos com maior teor de riboflavina são a carne bovina e cogumelos.

  • B3 (niacina): A niacina desempenha um papel na sinalização celular, metabolismo e produção e reparo de ADN. Pode ser encontrada no atum, frango e lentilhas. 

  • B5 (ácido pantotênico): Como outras vitaminas B, o ácido pantotênico ajuda o corpo a obter energia dos alimentos e também está envolvido na produção de hormónios e colesterol. Algumas das fontes desta vitamina são o peixe, iogurte e abacate.

  • B6 (piridoxina): A piridoxina está envolvida no metabolismo dos aminoácidos, na produção de glóbulos vermelhos e na criação de neuro-transmissores. Os alimentos com a presença desta vitamina são: grão de bico, salmão e batata.

  • B7 (biotina): A biotina é essencial para o metabolismo de carboidratos e gorduras. Pode encontrá-la em ovos, salmão e queijo.

  • B9 (folato): O folato é necessário para o crescimento celular, o metabolismo dos aminoácidos, a formação de glóbulos vermelhos e brancos e a divisão celular adequada. Folhas verdes e feijão são boas fontes de folato.

  • B12 (cobalamina): É a mais conhecida das vitaminas do complexo B. A B12 é essencial para a função neurológica, produção de ADN e desenvolvimento de glóbulos vermelhos. É encontrada em fontes animais como carnes, ovos e laticínios.

 

Todas estas vitaminas têm diferentes características, sendo todas essenciais para o nosso organismo, em diferentes quantidades.

 

Para quem são indicados os suplementos de Vitaminas do Complexo B?

 

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em diversos alimentos como já vimos acima, mas existem diversos factores que podem provocar o seu défice no organismo, fazendo com que seja necessária a toma de suplementos alimentares.

 

Mulheres grávidas ou a amamentar:

 

Durante a gravidez, a procura por vitaminas B aumenta para apoiar o desenvolvimento fetal. A suplementação de vitaminas do complexo B é fundamental em mulheres grávidas ou em processo de amamentação. A deficiência de vitamina B12  em mulheres grávidas ou a amamentar pode causar danos neurológicos graves no feto ou bebé.

 

Pessoas com idade mais avançada:

 

À medida que envelhecemos a capacidade de absorver vitamina B12 diminui assim como o apetite, tornando difícil para algumas pessoas obter vitamina B12 suficiente apenas com a dieta. A deficiência desta vitamina tem sido associada a elevadas taxas de depressão e distúrbios do humor em idosos. As deficiências de vitamina B6 e folato também são comuns na população idosa.

 

Pessoas com certas condições médicas:

 

Pessoas que sofrem de algumas condições médicas como cancro, doença de Crohn, alcoolismo, hipotireoidismo e anorexia, são mais suscetíveis a desenvolver deficiências de nutrientes, incluindo vitaminas do complexo B.

 

Vegetarianos e Vegan

 

Como vimos acima, as vitaminas do complexo B são encontradas em grande parte em alimentos de origem animal. Os vegetarianos e vegan, ao não consumirem certos alimentos, necessitam de repor as vitaminas que não consomem, através de alimentos fortificados ou suplementos alimentares.