Alimentos para cuidar das suas vias respiratórias

Por conta de gripes, constipações e alergias as nossas vias respiratórias ficam por diversas vezes obstruídas, e incomodam muitas pessoas durante grande parte do ano.
Numa altura em que o uso de máscaras é obrigatório, acrescentando ainda a poluição, o stress e os maus hábitos é essencial proteger as nossas vias respiratórias para as manter desobstruídas.

 

Existem alguns alimentos de origem natural que auxiliam na manutenção do sistema imunitário para manter as vias respiratórias saudáveis. Os mais utilizados são o mentol, o eucalipto e o mel:

 

 

Mentol

 

É uma substância derivada do óleo essencial de hortelã-pimenta e tem sido tradicionalmente usado pela sua capacidade de acalmar a garganta ou ajudar a cuidar do trato respiratório superior. Provoca uma sensação de frescura ao ser ingerido e possui qualidades antimicrobianas e antioxidantes.

 

Eucalipto

 

Destaca-se pelas suas propriedades descongestionantes, antibacterianas e anti-sépticas, por isso também é um bom aliado do trato respiratório. Geralmente é utilizado, graças ao óleo essencial de eucalipto, para aliviar dores de garganta e tosse.

 

Mel

 

Com propriedades anti-sépticas, curativas e energizantes, também é frequentemente usado para aliviar problemas de garganta. Assim como o limão, fornece vitaminas (C e A) além de minerais como cálcio, fósforo e magnésio e reduz a possibilidade de infecção.

 

Fonte: https://www.abc.es/bienestar/alimentacion/abci-ricola-mentol-limon-eucalipto-miel-cuidar-vias-respiratorias-202103010944_noticia.html#ancla_comentarios