O que é o Própolis?

No Dia Mundial da Abelha fique a conhecer as maravilhas que este ser ajuda a produzir, e que benefícios podem ter para a sua saúde.

 

As abelhas produzem um composto com o nome de própolis a partir da seiva das árvores com folhas agudas ou sempre-vivas. Quando combinam a seiva com as suas próprias descargas e cera de abelha, criam um produto pegajoso usado como revestimento para construir as suas colmeias - o própolis. Há milhares de anos, civilizações antigas utilizavam o própolis pelas suas propriedades medicinais.

 

A composição do própolis pode variar dependendo da localização das abelhas e a quais árvores e flores elas têm acesso.

 

Compostos de cura no Própolis

 

O própolis tem propriedades antibacterianas, anti-virais, antifúngicas e anti-inflamatórias. Contém os polifenóis chamados flavonóides. Os flavonóides são produzidos nas plantas como forma de proteção. São encontrados em alimentos que se acredita terem propriedades antioxidantes, incluindo:

 

Frutas;

Chá verde;

Vegetais.

 

Benefícios

 

Auxilia na cicatrização de feridas

O própolis atua sobre lesões de pele impedindo o crescimento e a ação das bactérias e fungos, antecipando o processo de cicatrização. Acelera a cicatrização de feridas nos pés de pessoas com diabetes e promove a recuperação de queimaduras por acelerar o crescimento de novas células saudáveis.

 

Alivia os processos inflamatórios

A propriedade mais conhecida do própolis é a sua ação anti-inflamatória, que é capaz de aliviar a inflamação localmente, mas também em todo o organismo. Por essa razão o própolis tem sido  utilizado para tratar a dor de garganta, gripe, sinusite e amigdalite e ajudar a tratar problemas respiratórios.

 

Cura aftas e gengivites

Por conter propriedades antimicrobianas, tomar própolis por via oral, combate e reduz as aftas bem como previne o seu aparecimento. O mesmo acontece nos casos de pessoas com gengivite (inflamação da gengiva) onde o própolis pode ser utilizado em gel prevenindo e reduzindo os sinais da doença, além de auxiliar a combater o mau hálito.

 

Previne contra o cancro

Está comprovado que o própolis possui efeitos anti-cancerígenos pela sua capacidade anti-inflamatória que consegue reduzir a hipótese das células se tornarem cancerígenas e impede que elas se multipliquem.

 

Protege contra a Helicobacter pylori

O própolis atua como um antimicrobiano, devido à sua capacidade anti-inflamatória e antioxidante. Tornou-se uma alternativa eficaz no tratamento contra a H. pylori (bactéria que vive no estômago e causa gastrite).

 

Outras das riquezas oferecidas pela colmeia

 

Mel - É a substância em maior abundância na colmeia fabricada para ser o alimento das abelhas operárias. De flor em flor, elas sugam o néctar e transformam num carboidrato, que é a sua grande fonte de energia. 

 

Geleia Real - No sistema da colmeia, o produto mais nobre é o que alimenta a rainha. Esse é o papel da geleia real. É uma secreção produzida pelas abelhas riquíssima em proteína, capaz de tornar a rainha muito maior e mais resistente que as demais.