Benefícios do Mangostão para a Saúde

Mangostão

 

O Mangostão é uma fruta oriunda do sudeste asiático. Chegou ao Brasil por volta de 1940 onde foi inicialmente cultivado no Pára. Atualmente é cultivado no litoral da Bahia, no estado do Pára e oeste do estado de São Paulo. O principal cultivo de Mangostão é feito na Tailândia, segue-se a Indonésia, Malásia e Filipinas. Fora do sudeste asiático apenas Porto Rico obtém bons resultados com o cultivo.

 

O fruto do Mangostão vem de uma árvore que pode alcançar os 10 metros de altura, com folhas grandes, duras de cor verde-escura e brilhante. É uma baga arredondada com 5 a 8 centímetros de diâmetro e 150 gramas de peso. Quando maduro, o Mangostão apresenta uma cor roxa e a sua polpa é branca e translúcida com 4 a 8 gomos, com ou sem sementes e com um sabor agradável e delicado. A casca é grossa e dura e não deve ser ingerida.

 

Baixo em calorias, o Mangostão não contém gorduras saturadas ou colesterol. É rico em vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B como a tiamina, niacina e folatos, fibras, cobre, manganês, magnésio, sódio, zinco, fósforo, cálcio e potássio. A sua polpa é rica em bioflavonóides que atuam como antioxidantes, e o pó do córtex possui fins terapêuticos por apresentar ações adstringentes, e é por isso usado como coadjuvante no tratamento de alguns casos de diarreia.

 

Propriedades medicinais:

  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatória;
  • Antiviral;
  • Antifúngica;
  • Antibiótica.

 

Os benefícios do Mangostão estão à altura de uma fruta considerada a “rainha das frutas”. O primeiro e mais conhecido são as suas propriedades anti-cancerígenas. As xantonas (antioxidantes) exibem efeitos anti-cancerígenas, anti-inflamatórios e antibacterianos e apresentam potencial de serem desenvolvidas como agentes para prevenir o cancro e podem ser utilizadas em medicação de tratamento. É rico em nutrientes, vitaminas e minerais e por isso bom para estimular o sistema imunitário e aumentar a imunidade, mas tem também outros benefícios:

Ajuda nos cuidados com a pele, as suas propriedades ajudam a tratar a inflamação da pele, eczema, envelhecimento, alergias e infeções bacterianas;

Protege a saúde do coração, pois ajuda na redução do risco de acidentes vasculares cerebrais ou infarto do miocárdio pelo seu efeito protetor no sistema de defesa do tecido antioxidante;

Controla a diabetes, é eficaz no equilíbrio e manutenção dos níveis de açúcar no sangue;

Ajuda na perda de peso, incorporar o Mangostão na dieta pode ser eficaz na perda de peso pelos seus nutrientes;

Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contém poderosos antioxidantes úteis para o sistema imunitário e propriedades anti-inflamatórias que inibem a libertação de histamina e prostaglandinas associadas à inflamação no corpo.

 

Apesar de não existirem contra-indicações especificas, como qualquer outro alimento o consumo do Mangostão pode causar uma reação individual do corpo na forma de manifestações alérgicas. As grávidas devem evitar comer Mangostão porque o seu efeito sobre o feto ainda não é totalmente compreendido.

 

Sabia que?

O Mangostão é considerado a “rainha das frutas” por ter sido tão apreciado pela Rainha Vitória de Inglaterra.

 

Agora que ficou a conhecer mais sobre os benefícios do Mangostão comece já hoje a inseri-lo na sua alimentação para uma vida mais saudável e para se sentir bem por dentro e por fora.