Benefícios do Gengibre para a sua saúde

O gengibre é muito utilizado como tempero pelo seu forte sabor, mas sabia que tem diversos benefícios para a sua saúde?

 

Pode ser utilizado de variadas formas - fresco, congelado, seco, em pó ou até mesmo como um óleo. Mesmo que não adore o sabor, esta planta tem vários benefícios comprovados, por essa razão deve começar a introduzi-la na sua alimentação diária.

 

 

Como introduzir o Gengibre na alimentação?

 

A forma mais conhecida de ingerir gengibre é através do chá tradicional, mas pode fazê-lo através de outras formas:

 

Fresco: Remova a casca externa e corte em fatias finas. Consuma de forma simples.

Congelado: Congele as fatias e utilize mais tarde para cozinhados.

Em pó: Pode comprar no supermercado ou fazer em casa. Procure o que tem o gosto menos picante.

Óleo: Junte gengibre em azeite e utilize em marinadas e temperos.

 

 

Benefícios do Gengibre na sua alimentação

 

Acelera a recuperação no pós-treino

 

O gengibre é capaz de ajudar a diminuir a dor muscular que sente após os seus treinos.  Pode ralar gengibre e colocar nas suas refeições ao longo do dia, ao fim de uns tempos irá notar que este alimento vai prevenir as dores musculares.

 

Ajuda na digestão

 

As dores de barriga e o desconforto intestinal são um problema bastante comum após as refeições ou até mesmo em qualquer altura do dia. O chá de gengibre pode ajudar no alivio desses sintomas. Para úlceras, constipações e indigestão utilize o gengibre pelo seu impacto positivo no trato gastrointestinal. Se sentir necessidade de adoçar o chá pode colocar um pouco de mel de forma a não sentir o sabor tão amargo.

 

Regula a pressão arterial

 

Devido à sua capacidade de adaptação no corpo, o gengibre pode regular a pressão em pessoas que possuem pressão alta. Isso acontece porque atua inibindo a formação de placas de gordura nos vasos, aumentando a sua elasticidade e favorecendo a circulação. Além disso, é capaz de afinar o sangue, tornando-o mais fluido e melhorando o fluxo de sangue no corpo.

 

 Alivia sintomas de gripes e constipações

 

O gengibre é muito utilizado em chás contra gripes e constipações por ajudar a fortalecer o sistema imunitário e auxiliar a descongestionar o nariz e a garganta.  

 

Ajuda a diminuir cólicas menstruais

 

Um bom chá de gengibre e 30 minutos de exercício físico podem ser a solução para o alívio das cólicas menstruais. Caso o chá de gengibre não seja do seu agrado, pode juntar esta raiz ou raspas da mesma às suas refeições ou smoothies. 

 

Oferece suporte ao tratamento do diabetes tipo 2

 

O consumo de gengibre tem sido relacionado a níveis de açúcar no sangue mais saudáveis ​​e a melhores níveis de colesterol. Tudo isto se deve ao gingerol (composto encontrado no gengibre) que ajuda a acelerar a taxa em que os músculos e as células de gordura consomem glicose.