Sinais que surgem e provam que não está a consumir fibra suficiente

Atenção - Não ingerir fibras suficientes pode aumentar o risco de doenças cardíacas e fazê-lo ganhar mais peso.

 

Um dos grandes segredos de saúde é sem dúvida o consumo regular de fibras. As fibras vão deixá-lo mais satisfeito e ajudá-lo a perder peso ao mesmo tempo. Curioso com o que a falta de fibras pode fazer ao seu organismo? Descubra agora!

 

Este nutriente que pode ser encontrado em frutas, vegetais e grãos inteiros é frequentemente esquecido pela população. É rico em benefícios para a saúde, sendo essencial em qualquer dieta. Quando não consome fibra suficiente, o seu corpo pode dar alguns sinais difíceis de entender que está com falta de fibras no organismo. Fique a saber se está a consumir fibra suficiente pelos sinais apresentados:

 

Sofre de prisão de ventre

 

A prisão de ventre pode ser um sinal de falta de fibras no organismo. Uma dieta rica em fibras permite que mais água permaneça nas suas fezes, facilitando a passagem pelo intestino. Quando não consome fibras suficientes acaba por desacelerar o seu sistema digestivo e dificulta a eliminação das fezes.

 

Sente fome a toda a hora

 

Sente que mesmo depois de comer continua insatisfeito? É provável que faltem fibras na sua refeição. As fibras ajudam a desacelerar o processo de digestão e a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, ajudando a sentir-se satisfeito durante mais tempo.

 

Ganhou peso

 

Quando não comemos fibras suficientes ficamos com mais fome porque não nos sentimos saciados, e temos mais tendência a comer em excesso.  Com o excesso de comida vem então o excesso de peso. Quando come fibras acaba por se sentir mais satisfeito e pode ajudar na perda de peso.

 

Sente-se cansado o tempo todo

 

Os níveis oscilantes de açúcar no sangue podem fazer com que se sinta mais cansado, mesmo que tenha dormido muitas horas na noite anterior. Quando não come fibras suficientes o seu corpo digere carboidratos mais rapidamente, que são então libertados na corrente sanguínea de forma igualmente rápida. Para manter os seus níveis de energia e açúcar no sangue estáveis ​​ao longo do dia procure uma fonte cheia de fibras de carboidratos complexos com um pouco de proteína e gordura.

 

Sofre com os níveis de colesterol elevado

 

Quanto menos fibra consome maior é o risco de aumento do colesterol. A fibra atua como um íman conforme se move através do intestino, atraindo e carregando a placa de entupimento das artérias que, de outra forma, aumentaria os níveis de colesterol.

 

Sofre com problemas gastrointestinais

 

Pode sentir-se inchado quando não come fibras suficientes, e pode sentir-se inchado quando ingere muitas fibras. Normalmente sente-se inchado depois de comer muitas fibras? Consequência da sua dieta ser pobre em fibras. A fibra é um carboidrato indigerível, o que significa que o seu corpo não o decompõe para usar como fonte de energia. O seu corpo usa-a como massa para as fezes ou como alimento para as bactérias saudáveis. À medida que a bactéria decompõe a fibra, ela liberta gases que podem causar inchaço. Os nutricionistas recomendam aumentar a ingestão de fibras lentamente o que permite ao seu sistema ajustar-se.

 

Sofre de uma doença cardíaca

 

Os níveis de colesterol elevados - por consequência de uma dieta com baixo teor de fibras ou por outra razão - podem aumentar o risco de doenças cardíacas. Isso acontece porque as doenças cardíacas são causadas ​​pelo acúmulo de placas nas artérias. Evite alimentos que não sejam bons para a saúde do seu coração.

 

 

Já percebeu a importância das fibras na sua dieta? Fique agora a saber como pode adicioná-las de forma simples (mas sempre de forma moderada). 

 

  • Troque o arroz normal por arroz integral ou quinoa;
  • Coma duas a três peças de fruta por dia, a mesma quantidade para vegetais;
  • Adicione o feijão, lentilhas e grão de bico às suas refeições;
  • Troque os sumos naturais por smoothies que incluem a casca das frutas e legumes.