Coenzima Q10

A Coenzima Q10 é um componente que ajuda a gerar energia nas suas células. O seu corpo produz Coenzima Q10 naturalmente, mas a sua produção tende a diminuir com o evoluir da idade. Pode também obter CoenzimaQ10 através de suplementos alimentares ou da alimentação.

Doenças cardíacas, distúrbios cerebrais, diabetes e cancro têm sido associadas a baixos níveis de Coenzima Q10, e muitos são os estudos que revelam os benefícios para a saúde deste componente.

 

O que é a CoenzimaQ10?

 

A Coenzima Q10 é um composto feito pelo seu corpo e armazenado nas mitocôndrias (responsáveis ​​pela produção de energia) das células. Serve como um poderoso antioxidante para proteger as células contra os danos oxidativos - quantidades excessivas de radicais livres levam a danos oxidativos, que podem interferir no funcionamento normal das células.

 

A produção de CoQ10 diminui à medida que envelhece. Dessa forma os idosos parecem ter falta desse composto no organismo.

 

Outras causas de falta de Coenzima Q10 podem ser:

 

Deficiências nutricionais, como deficiência de vitamina B6

Doenças mitocondriais

Stress oxidativo devido ao envelhecimento

 

A Coenzima Q10 está presente em todas as células do seu corpo. No entanto, as concentrações mais altas são encontradas em órgãos com maiores demandas de energia, como coração, rins, pulmões e fígado.

 

Consulte abaixo a lista de benefícios da Coenzima Q10:

 

1. Pode ajudar a tratar a insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca costuma ser consequência de outras doenças cardíacas, como  a doença arterial coronariana ou hipertensão. Essas condições podem levar ao aumento do dano oxidativo e à inflamação das veias e artérias. A insuficiência cardíaca ocorre quando esses problemas afetam o coração ao ponto de ser incapaz de se contrair, relaxar ou bombear sangue regularmente pelo corpo. Alguns tratamentos para insuficiência cardíaca têm efeitos colaterais indesejáveis, como pressão arterial baixa, enquanto outros podem reduzir ainda mais os níveis de CoQ10.

 

2. Pode ajudar na fertilidade

A fertilidade feminina diminui com o avanço da idade devido ao declínio no número e na qualidade dos óvulos disponíveis. A CoQ10 está diretamente envolvida neste processo. À medida que envelhece, a produção de CoQ10 diminui, tornando o corpo menos eficaz na proteção dos óvulos contra danos oxidativos.

Da mesma maneira, os espermatozoides masculinos são suscetíveis aos efeitos do dano oxidativo, que pode resultar em contagem reduzida de espermatozoides, baixa qualidade do esperma e infertilidade.

 

3. Pode ajudar a manter a sua pele jovem

A pele é o maior órgão do corpo humano e está amplamente exposta a agentes prejudiciais que contribuem para o envelhecimento. Esses agentes podem ser internos ou externos. Alguns fatores internos prejudiciais incluem danos celulares e desequilíbrios hormonais. Fatores externos incluem agentes ambientais, como raios UV. Elementos prejudiciais podem levar à redução da humidade da pele e proteção contra agressores ambientais, bem como ao adelgaçamento das camadas da pele. Aplicar Coenzima Q10 diretamente na pele pode reduzir os danos de agentes internos e externos, aumentando a produção de energia nas células da pele e promovendo proteção antioxidante.

Na verdade, a CoQ10 aplicada diretamente na pele demonstrou reduzir o dano oxidativo causado pelos raios ultravioleta e até mesmo diminuir a profundidade das rugas.

 

4. Pode reduzir dores de cabeça

A função mitocondrial anormal pode levar a um aumento da absorção de cálcio pelas células, à produção excessiva de radicais livres e à diminuição da proteção antioxidante. Isso pode resultar na baixa energia nas células cerebrais e até mesmo em enxaquecas.

Como a Coenzima Q10 vive principalmente nas mitocôndrias das células, demonstrou-se que melhora a função mitocondrial e ajuda a diminuir a inflamação que pode ocorrer durante as enxaquecas.

 

5. Pode ajudar no desempenho do exercício

O stress oxidativo pode afetar a função muscular e, portanto, o desempenho nos exercícios. Da mesma forma, a função mitocondrial anormal pode reduzir a energia muscular, tornando difícil para os músculos contraírem-se com eficiência e sustentar o exercício. A CoQ10 pode ajudar no desempenho do exercício, diminuindo o stress oxidativo nas células e melhorando as funções mitocondriais. A suplementação com CoQ10 pode também ajudar a aumentar a potência durante o exercício e reduzir a fadiga.

 

6. Pode ajudar com diabetes

O stress oxidativo pode induzir danos às células, o que pode resultar em doenças metabólicas como diabetes. A função mitocondrial anormal também foi associada à resistência à insulina. A Coenzima Q10 demonstrou melhorar a sensibilidade à insulina e regular os níveis de açúcar no sangue. A suplementação com CoQ10 também pode ajudar a aumentar as concentrações de CoQ10 no sangue em até três vezes em pessoas com diabetes que geralmente apresentam níveis baixos desse composto.

 

7. Pode desempenhar um papel na prevenção do cancro

O stress oxidativo é conhecido por causar danos às células e afetar a sua função. Se o seu corpo for incapaz de combater eficazmente o dano oxidativo, a estrutura das células pode ser danificada, possivelmente aumentando o risco de cancro. A Coenzima Q10 pode proteger as células do stress oxidativo e promover a produção de energia celular, promovendo a sua saúde e sobrevivência.

Pacientes com cancro demonstraram ter níveis mais baixos de CoQ10.

 

8. É bom para o cérebro

As mitocôndrias são os principais geradores de energia das células cerebrais. A função mitocondrial tende a diminuir com a idade. A disfunção mitocondrial total pode levar à morte de células cerebrais e doenças como Alzheimer e Parkinson. O nosso cérebro é muito suscetível a danos oxidativos devido ao seu alto teor de ácidos graxos e sua alta demanda por oxigénio. Esse dano oxidativo aumenta a produção de compostos prejudiciais que podem afetar a memória, a cognição e as funções físicas.

 

9. A Coenzima Q10 pode proteger os pulmões

De todos os órgãos os pulmões são os que têm mais contacto com o oxigénio. Isso torna-os muito suscetíveis a danos oxidativos. O aumento do dano oxidativo nos pulmões e a baixa proteção antioxidante, incluindo baixos níveis de CoQ10, podem resultar em doenças pulmonares como asma e doença pulmonar obstrutiva crónica. Além disso, foi demonstrado que as pessoas que sofrem dessas condições apresentam níveis mais baixos de CoQ10.

 

Fontes de Coenzima Q10:

 

Apesar de conseguir encontrar facilmente a Coenzima Q10 em diversos suplementos, existem alguns alimentos que são também uma excelente fonte deste componente:

 

Carnes de órgãos: coração, fígado e rim

Algumas carnes musculares: porco, vaca e frango

Peixes gordos: truta, cavala e sardinha

Legumes: espinafre, couve-flor e brócolos

Frutas: laranjas e morangos

Legumes: soja, lentilha e amendoim

Nozes e sementes: sementes de gergelim e pistache

Óleos: óleo de soja

 

Fonte: https://www.healthline.com/nutrition/coenzyme-q10#TOC_TITLE_HDR_2