10 benefícios do Chá Verde para a saúde

O chá verde é considerado uma das bebidas mais saudáveis ​​do planeta. É repleto de antioxidantes que têm muitos benefícios para a saúde, que podem incluir:

 

Melhor função cerebral;

Perda de peso;

Proteção contra o cancro;

Redução do risco de doenças cardíacas.

 

Segundo o Healthline existem 10 possíveis benefícios do Chá Verde para a saúde:

 

1. Contém compostos bioativos saudáveis

 

O chá verde é mais do que uma bebida hidratante. É rico em polifenóis - compostos naturais que trazem benefícios à saúde, como reduzir a inflamação e ajudar no combate ao cancro.

O chá verde contém uma catequina com o nome de epigalocatequina-3-galato (EGCG). As catequinas são antioxidantes naturais que ajudam a prevenir danos às células e fornecem outros benefícios. Essas substâncias podem reduzir a formação de radicais livres no corpo, protegendo células e moléculas de danos. Esses radicais livres desempenham um papel importante no envelhecimento e em muitos tipos de doenças.

O chá verde contém também pequenas quantidades de minerais que podem beneficiar a sua saúde.

 

2. Melhora a função cerebral

 

O chá verde ajuda também a impulsionar a função cerebral. O seu principal ingrediente ativo é a cafeína, um conhecido estimulante. Não contém tanto quanto o café, mas tem o suficiente para produzir uma resposta sem causar os efeitos nervosos associados ao consumo de cafeína em excesso. A cafeína pode melhorar vários aspectos da função cerebral, incluindo humor, vigilância, tempo de reação e memória.

No entanto, a cafeína não é o único composto que estimula o cérebro no chá verde. Também contém o aminoácido L-teanina, que pode atravessar a barreira hematoencefálica. A L-teanina aumenta a atividade do neuro-transmissor inibitório GABA, que tem efeitos ansiolíticos. Por causa da L-teanina e da pequena dose de cafeína, o chá verde pode causar um efeito muito mais suave e diferente do que o café.

Muitas pessoas afirmam ter uma energia mais estável e serem muito mais produtivas quando bebem chá verde, em comparação com o café.

 

3. Aumenta a queima de gordura

 

Se olhar para a lista de ingredientes de qualquer suplemento para queimar gordura, é provável que o chá verde esteja lá, isto porque, de acordo com pesquisas, o chá verde pode aumentar a queima de gordura e aumentar a taxa metabólica.

A cafeína também pode melhorar o desempenho físico ao mobilizar ácidos graxos do tecido adiposo e torná-los disponíveis para uso como energia.

 

4. Os antioxidantes podem reduzir o risco de alguns tipos de cancro

 

O cancro é uma das principais causas de morte no mundo inteiro e é causado pelo crescimento descontrolado de células. A pesquisa mostrou que o dano oxidativo pode levar à inflamação crónica, que pode levar a doenças crónicas, incluindo cancro. Os antioxidantes podem ajudar a proteger contra os danos oxidativos. O chá verde é uma excelente fonte de antioxidantes poderosos.

 

5. Protege o cérebro do envelhecimento

 

O chá verde não só pode melhorar a função do cérebro a curto prazo, como também pode protegê-lo à medida que envelhecemos. A doença de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa comum e a causa mais comum de demência em seniores.

A doença de Parkinson é outra doença neuro-degenerativa comum e envolve a morte de neurónios produtores de dopamina no cérebro.

 

6. Reduz o mau hálito

 

As catequinas do chá verde também trazem benefícios para a saúde oral. Estudos em tubos de ensaio sugerem que as catequinas podem suprimir o crescimento de bactérias, reduzindo potencialmente o risco de infecções.

 

7. Pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2

 

As taxas de diabetes tipo 2 têm vindo a aumentar nas últimas décadas. A diabetes tipo 2 envolve níveis elevados de açúcar no sangue, que podem ser causados ​​pela resistência à insulina ou pela incapacidade de produzir insulina. Estudos mostram que o chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

 

8. Pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares

 

As doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC), são as principais causas de morte em todo o mundo.

Estudos mostram que o chá verde pode melhorar alguns dos principais fatores de risco para essas doenças, o que inclui melhorar os níveis de colesterol total e LDL (colesterol mau).

O chá verde também aumenta a capacidade antioxidante do sangue, que protege as partículas de LDL da oxidação, que é uma parte do caminho para as doenças cardíacas .

 

9. Auxilia na perda de peso

 

Dado que o chá verde pode aumentar a taxa metabólica a curto prazo, faz sentido que possa ajudá-lo a perder peso. Vários estudos mostram que o chá verde ajuda a reduzir a gordura corporal, especialmente na área abdominal.

 

10. Ajuda a viver mais

 

Visto que alguns compostos do chá verde podem ajudar a proteger contra o cancro e doenças cardíacas, faz sentido que ele possa ajudá-lo a viver mais.

 

O chá verde tem uma gama de possíveis benefícios à saúde. Para ajudá-lo a se sentir melhor, perder peso e diminuir o risco de doenças crónicas, considere a possibilidade de tornar o chá verde uma parte regular de sua vida.

 

Fonte:https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-green-tea#The-bottom-line