Alimentos que melhoram a saúde do seu Cérebro

O seu cérebro merece tanta ou mais atenção do que qualquer parte do seu corpo. Embora se ache que o cérebro começa a piorar a partir dos 60/70 anos, devemos cuidar da sua saúde ao longo da vida porque toda a nossa saúde mental depende dele.

 

Podemos fazer isso de diversas maneiras, como por exemplo praticar exercício físico regularmente, reduzindo o stress mantendo-nos mentalmente estimulados e comendo alimentos saudáveis ​​para o cérebro. Os alimentos que são saudáveis ​​para o nosso cérebro são aqueles que trabalham para manter os nossos corações e vasos sanguíneos saudáveis, ao mesmo tempo que nos protegem das doenças crónicas. 

 

Quais são então os melhores alimentos para o Cérebro?

 

Nozes

 

No meio dos frutos secos, as nozes merecem destaque em relação à saúde do cérebro. São ricas em omega 3, uma gordura bastante benéfica para os neurónios, e têm uma excelente ação anti-inflamatória e antioxidante. As nozes auxiliam na formação de novos neurónios e contribuem ainda para a comunicação entre os já existentes. 

 

Frutos Vermelhos

 

Dos frutos vermelhos fazem parte os morangos, as amoras, uva, framboesa, mirtilos entre outros. Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes e têm uma ação anti-inflamatória, protegendo o cérebro contra os danos do envelhecimento. O consumo prolongado de frutos vermelhos reduz o stress oxidativo e a inflamação no cérebro, acabando por defender os neurónios. Acrescente frutos vermelhos à sua alimentação para uma melhor saúde cerebral.

 

Ovos

 

Os ovos podem fazer maravilhas para a saúde do seu cérebro por consequência de dois nutrientes presentes neles: Colina e Luteína. A colina é um nutriente essencial para o desenvolvimento do cérebro e da função cerebral. Apesar de ser produzida em pequenas quantidades no organismo, precisa de ser consumida na dieta para evitar a sua falta. A luteína ajuda também na sua função cognitiva, tendo sido associada à saúde ocular.

 

Peixes

 

Consumir peixe é uma das melhores maneiras de cuidar do seu cérebro. Por serem ricos em omega 3, EPA e DHA, que são os principais blocos de construção do cérebro. O consumo de DHA a longo prazo está relacionado à melhoria da memória, assim como da capacidade de aprendizagem e redução das taxas de declínio cognitivo. Tenha preferência pelo peixe gordo, como por exemplo salmão, atum, cavala, sardinhas e bacalhau.