13 alimentos que auxiliam no processo anti-inflamatório

A inflamação tem o seu lado bom e mau. Por um lado, ajuda o corpo a defender-se de infeções e lesões. Por outro lado, a inflamação crónica pode causar aumento de peso e doenças. Stress, alimentos inflamatórios e baixos níveis de atividade física podem tornar esse risco ainda maior, no entanto estudos demonstram que alguns alimentos podem combater a inflamação.

 

Fique a conhecê-los:

 

1 - Frutos Vermelhos

Os frutos vermelhos são pequenas frutas que contêm fibras, vitaminas e minerais. Existem dezenas de variedades, mas as mais comuns são: morangos; amoras e framboesas. 

Os frutos vermelhos contêm antioxidantes conhecidos por antocianinas. Estes compostos têm efeitos anti-inflamatórios que podem reduzir o risco de doenças.

 

2 - Peixes gordos

Os peixes gordos são uma grande fonte de proteína e de ácidos graxos. Embora todos os tipos de peixes contenham alguns ácidos graxos omega-3, estes são os peixes gordos que estão entre as melhores fontes: salmão; sardinhas e cavala. 

 

3 -  Brócolos

Os brócolos são extremamente nutritivos. Estudos demonstram que comer muitos vegetais crucíferos (como brócolos e couve-flor) está associado a uma redução do risco de doenças cardíacas e cancro - isso pode estar relacionado aos efeitos anti-inflamatórios dos antioxidantes que estes alimentos contêm.

 

4 - Abacate

O abacate é rico em potássio, magnésio, fibras e gorduras monoinsaturadas saudáveis ​​para o coração. Contém também carotenoides e tocoferois, que estão associados à redução do risco de cancro.

 

5 - Chá verde

Provavelmente já ouviu dizer que o chá verde é uma das bebidas mais saudáveis ​​que pode beber. Este chá reduz o risco de doenças cardíacas, cancro, doença de Alzheimer e obesidade. Muitos dos seus benefícios estão associados às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, especialmente uma substância chamada epigalocatequina-3-galato.

 

6 - Pimentos

Os pimentos são repletos de vitamina C e antioxidantes que têm efeitos anti-inflamatórios poderosos. O pimento fornece um antioxidante - quercetina, que pode reduzir um marcador de dano oxidativo em pessoas com sarcoidose, uma doença inflamatória.

 

7 - Cogumelos

Os cogumelos são muito baixos em calorias e ricos em selénio, cobre e todas as Vitaminas B. Contêm fenóis e outros antioxidantes que fornecem proteção anti-inflamatória.

 

8 - Uvas

As uvas contêm antocianinas que reduzem a inflamação, além disso podem diminuir o risco de várias doenças incluindo doenças cardíacas, diabetes, obesidade, Alzheimer e doenças oculares. As uvas também são uma das melhores fontes de resveratrol, outro composto que traz muitos benefícios à saúde.

 

9 - Açafrão

O açafrão é uma especiaria com um forte sabor. Tem na sua composição um poderoso nutriente anti-inflamatório. O açafrão reduz a inflamação relacionada à artrite, diabetes e outras doenças.

 

10 - Azeite virgem extra

O azeite virgem extra é uma das gorduras mais saudáveis ​​que pode consumir. É rico em gorduras monoinsaturadas e um alimento básico na dieta mediterrânea, que oferece inúmeros benefícios à  sua saúde. Estudos relacionam o azeite virgem extra a um risco reduzido de doenças cardíacas, cancro no cérebro e outras condições graves de saúde. O azeite virgem extra oferece maiores benefícios anti-inflamatórios do que aqueles fornecidos por azeites mais refinados.

 

11 - Chocolate negro e cacau

O chocolate negro é delicioso, rico e satisfatório. É rico em antioxidantes que reduzem a inflamação, reduzindo o risco de doenças e atrasando o envelhecimento. Certifique-se que escolhe um chocolate amargo que contenha pelo menos 70% de cacau - uma percentagem maior é ainda melhor - para alcançar os benefícios anti-inflamatórios.

 

12 - Tomate

O tomate é uma fonte de alimentação nutricional. Os tomates são ricos em vitamina C, potássio e licopeno - um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias impressionantes. O licopeno pode ser particularmente benéfico para reduzir compostos pró-inflamatórios relacionados a vários tipos de cancro.

 

13 - Cerejas

As cerejas são deliciosas e ricas em antioxidantes, como antocianinas e catequinas, que combatem a inflamação.

 

Alimentos inflamatórios

É importante limitar o consumo de alimentos que podem promover a inflamação. Alimentos processados ​​como fast food, refeições congeladas e carnes processadas foram associados a níveis mais altos de marcadores inflamatórios. Outros alimentos, como bebidas adoçadas com açúcar e carboidratos refinados, também mostraram promover inflamação.

 

Fonte: https://www.healthline.com/nutrition/13-anti-inflammatory-foods