Comer alimentos sazonais fortalece o sistema imunológico

 

"Manter as nossas defesas fortes e atentas é a melhor ajuda que podemos dar a nós mesmos.

 

Sem atingir o nível do urso ou dos répteis, muitos acreditam que o inverno também faz com que os humanos "hibernem" até certo ponto e que as nossas funções diminuam no frio. No entanto, o frio está mais do que comprovado que funciona como terapia: melhora a circulação sanguínea, reduz a inflamação, fortalece o sistema nervoso e melhora o sono e a testosterona!

 

Seja como for, as exigências nutricionais do nosso corpo, no inverno, são diferentes.

 

Como a necessidade de líquidos e calorias varia no inverno diferente do verão, a nossa necessidade de proteção contra diferentes agentes externos, como vírus que enfrentamos em um momento ou outro, também varia. Nos meses frios, a presença de vírus como a gripe ou bactérias como os que causam resfriados é maior. Assim, além da Covid-19, no inverno tendemos a sofrer deste tipo de problemas, mais ou menos leves, que surgem com tosse, muco excessivo, dores de cabeça, desconforto muscular... Manter as nossas defesas fortes e alertas é a melhor ajuda que podemos dar ao nosso corpo, vamos então perceber o que os nossos aliados podem ser neste momento, sempre respeitando o calendário natural da alimentação.

 

Em fevereiro, encontramos principalmente frutas "ácidas", como laranja, carregadas com vitamina C, e vegetais da família das crucíferas ou do repolho, carregadas com vitaminas C, E e K que fortalecem o sistema imunológico e nos dão um bom impulso de energia, assim como vitalidade para esses meses frios. Vejamos mais alguns exemplos:

 

Coma Verde!

Espinafre, repolho, endívia ... Vai encontrar na sua mercearia em fevereiro e março em todo o seu esplendor. Contêm vitaminas: A, B, C, E, K, ácido fólico...todas elas com efeitos positivos no sistema imunológico (além do digestivo e cardiovascular).Pode consumi-los sozinhos ou salteados, bem como incorporá-los a qualquer caldeirada de carne ou peixe para completar a ingestão de proteínas.

 

Com vitamina C

As tangerinas, os morangos, o próprio limão e também o kiwi, a laranja e a toranja dão-nos uma boa dose de Vitamina C que, embora seja mais conhecido por conter os resfriados, é sobretudo essencial para reparar tecidos. É sempre melhor comer a fruta inteira ou aos bocados, mas também pode adicionar aos smoothies ou às receitas, são uma contribuição colorida e muito saudável para as saladas!

 

Gengibre, o ano todo

Embora não possamos dizer estritamente que seja época, como é mantido seco, a sua vindima faz-se no inverno, pelo que é nesta altura que o podemos encontrar mais fresco. É utilizado como condimento e é especialmente versátil, pois combina tanto com pratos doces como salgados (em guisados ​​de carne, camarão, legumes, dá um toque picante muito característico). Tem propriedades importantes para fortalecer o sistema imunitário e ajuda a eliminar toxinas e combater problemas respiratórios. Além disso, é um bom aliado, em infusão, para o aquecimento nos momentos mais frios.

 

Alho e cebola, os clássicos

Ambos em temporada quase todo o ano, são grandes aliados das nossas defesas, graças aos seus componentes anti-virais e antibacterianos, e por isso não os quisemos esquecer aqui. Cru, em infusão, na sopa e como parte essencial de quase todos os pratos da cozinha mediterrânea.

 

Cacau bem escolhido

É o alimento com a maior capacidade antioxidante que existe e também uma das melhores fontes de magnésio, que regula o funcionamento dos músculos e do sistema nervoso. Talvez não saiba que também é recomendado para acalmar uma tosse persistente (um remédio nunca foi tão delicioso). Escolha-o puro, sem adição de açúcares ou adoçantes, para desfrutar de todos os seus benefícios sem as desvantagens dos produtos ultra-processados ​​para a saúde.

 

Tulsi, uma descoberta

Esta erva curiosa e talvez pouco conhecida é conhecida como o Santo Basil da Índia. Alguns estudos classificam como uma planta adaptogênica, o que significa que ajuda o corpo a lidar com o externo (mudança de horário ou stress, por exemplo). 

 

E não esqueçamos que a carne e o peixe também têm estações. Assim, encontraremos agora sargos, robalos, mexilhões ou trutas no seu melhor; assim como o coelho, o peru."

 

 

Fonte: https://www.abc.es/bienestar/alimentacion/abci-comer-alimentos-temporada-ayuda-fortalecer-sistema-inmunitario-202102230302_noticia.html / 23.02.2021