Curiosidades sobre a Alcachofra

A Alcachofra (Cynara scolymus) é uma planta medicinal com um sabor inconfundível muito utilizada para emagrecer ou para complementar tratamentos. É uma das plantas mais consumidas no mundo por ter uma ação benéfica para o sistema digestivo.

Tem propriedades anti-esclerótica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, laxante, anti-reumática, anti-tóxica, hipotensora e anti-térmica.

Os seus benefícios incluem a capacidade de reduzir o colesterol e os triglicerídeos graças à presença da cinarina (derivado do ácido hidroxicinâmico e um constituinte químico biologicamente ativo da alcachofra), uma substância que atua impedindo a síntese endógena de colesterol e lipídeos, enquanto aumenta a excreção biliar de colesterol e a sua transformação em ácidos biliares. Por consequência da sua ação na formação e libertação da bile, é muito boa para o fígado. Também favorece a eliminação de água e substâncias residuais, exercendo uma ação reguladora sobre os rins, e combate a anemia.

 

Por ser muito rica em fibras, ajuda a manter o estômago saciado e a absorver água, e reduz a glicose no sangue ao mesmo tempo que protege o corpo contra prisão de ventre, diarreia e alivia a azia e outros desconfortos.

 

Pode ser consumida de diversas formas:

 

  • Crua: É uma ótima opção para acrescentar nas saladas - basta fatiar e acrescentar um toque de azeite.

  • Cozida: Com molho, gratinada ou apenas no azeite com alho.

  • Chá: Muito utilizado nas dietas, é uma forma de obter os nutrientes necessários.

  • Cápsulas: Também muito utilizadas nas dietas para perda de peso, são bastante eficazes e pode encontrá-las na nossa loja online.

 

Tabela Nutricional por 100 gramas de Alcachofra 

Calorias  53 kcal
Carboidratos líquidos 3,35 g
Carboidratos 11,95 g
Proteínas 2,89 g
Gorduras totais 0,34 g
Gorduras saturadas  0,08 g
Fibra alimentar 8,60 g
Sódio 60,00 mg

 

Sabia que?

A alcachofra tem um coração, a pmagentoarte mais nobre, saborosa, versátil e nutritiva. É carnudo e tem um sabor único.