5HTP

O que é o 5HTP?

 

Conhecido como 5-hidroxitriptofano, o 5HTP é um tipo de aminoácido que é produzido pelo corpo naturalmente com extrema importância para a saúde humana. É utilizado no processo de produção da serotonina - um neuro-transmissor que atua no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas e que contribui para o bom humor.

 

Podemos ingerir 5HTP através de suplementos?

 

A suplementação com 5-HTP (produzido a partir das sementes de uma planta africana, conhecida como Griffonia simplicifolia) tem sido cada vez mais utilizada de maneira a tentar aumentar a produção de serotonina e facilitar o tratamento de alguns transtornos psicológicos mais comuns. Para algumas pessoas a suplementação é necessária por não conseguirem produzir pelo organismo as quantidades necessárias para manter uma boa saúde mental.

 

Quando os níveis de 5-HTP estão muito baixos, o organismo não consegue produzir serotonina em quantidade suficiente o que faz aumentar o risco da pessoa desenvolver diversos tipos de transtornos psicológicos como a ansiedade, depressão ou até mesmo insónias.

 

Benefícios do 5HTP para a sua saúde:

 

Diminui sintomas depressivos - 5HTP tem efeito positivo sobre os sintomas da depressão;

Auxilia na diminuição da ansiedade - ajuda a manter a ansiedade mais controlada;

Auxilia na perda de peso - 5-HTP pode ajudar em problemas como a obesidade ou excesso de peso por regular o apetite aumentando a sensação de saciedade;

Diminui insónias - ajuda a adormecer mais rápido e a ter uma melhor qualidade de sono;

Reduz enxaquecas - 5HTP  previne e diminui as enxaquecas;

Melhora sintomas de fibromialgia - a suplementação com 5HTP pode melhorar os sintomas de fibromialgia beneficiando pessoas de forma a reduzir dores.

 

Contra-indicações

 

Não deve ser consumido em casos de insuficiência renal crónica, por grávidas e por menores de 18 anos. Não deve ser utilizado em pessoas que utilizam antidepressivos - pode aumentar os níveis de serotonina e causar sérios efeitos secundários.