Benefícios da Aloé Vera para a saúde
Aloé Vera
A Aloé Vera tem sido utilizada desde a antiguidade para uso medicinal. Ao longo dos séculos o seu uso tem sido intensificado, e nas últimas décadas muito se tem procurado sobre as propriedades desta planta conhecida por planta dos milagres. Existem mais de 200 espécies de aloés, mas a mais conhecida e utilizada é Aloé Vera (Aloe barbadenses). Investigações relatam que em 1500 a.C. no papiro de Ebers, se encontravam diversas fórmulas à base da substância gelatinosa para tratamentos de saúde e pele. Alguns historiadores confirmam que os soldados de Alexandre o Grande chegavam a levar para a guerra cremes feitos da planta como medicamento de primeiros socorros para curar as feridas.
A planta chegou à Península Ibérica através de árabes que a trouxeram para Andaluzia, onde existiam grandes extensões desta planta para uso medicinal.
Aloé Vera pode ter um caule curto ou longo e cresce dos 60 centímetros até aos 2 metros de altura. As folhas são de cor verde a cinza-esverdeado, grossas e carnudas. As bordas das folhas possuem pequenos espinhos ou dentes que devem ser manuseados com cuidado.
Das folhas da planta Aloé Vera podem extrair-se duas substâncias: o azebre (ou seifa) e o gel de aloés. O azebre obtém-se através da incisão da superfície das folhas onde verte uma seiva amarela viscosa com sabor amargo. Este substância contém cerca de 20% de aloína, uma antraquinona que nas quantidades certas facilita a digestão e actua como um laxante. A dose diária não deve exceder os 500mg.
A outra substância, o gel de aloé é a mais utilizada e é extraída da polpa das folhas do aloé. É composta por minerais, vitaminas do complexo B, aminoácidos, enzimas, polissacáridos e acemannan (objeto de estudo por existir a hipótese de estimular as defesas imunológicas, ajudando na luta contra o cancro).
Propriedades medicinais:
-
Antioxidante;
-
Hidratante;
-
Anti-inflamatória;
-
Cicatrizante;
-
Anti-bacteriana;
-
Anti-viral;
-
Laxante.
Os seus benefícios são inúmeros, a planta Aloé Vera tem propriedades que ajudam no cuidado da pele, cabelo e organismo. O gel tem uma ação cicatrizante e regeneradora da pele, muitas vezes utilizado em queimaduras, feridas e dores musculares. Essa ação é também usada em casos de úlceras gastroduodenais e inflamações das mucosas do aparelho digestivo.
Como uso interno, o Aloé Vera pode ser utilizado para:
Tratar gripes, tem propriedades medicinais antibióticas que ajudam no tratamento;
Melhorar a digestão, os ácidos gordos reduzem o inchaço e a irritação do estômago, intestino delgado e cólon;
Melhorar a imunidade, aumenta a produção de linfócitos combatendo infeções;
Aliviar problemas bucais, alivia feridas como aftas, gengivites e estomatites;
Controlar o colesterol, ativa a circulação sanguínea, remove o excesso de gordura das artérias e controla os níveis de colesterol;
Combater as pedras nos rins e ajudar a emagrecer, é desintoxicante e elimina toxinas, ativando as funções dos rins e fígado.
A área da cosmética paralela à da saúde utiliza também a Aloé Vera com grande frequência em cremes e loções hidratantes, protetores e emulsões solares. A planta não só tem propriedades cicatrizantes como foi referido acima, mas também confere beleza e resistência à pele. Pode ser utilizada para combater rugas, eliminar a maquilhagem e limpar as camadas mais profundas da pele. No cabelo e nas unhas é utilizado para hidratar, reforçar e estimular o crescimento.
O uso interno da planta Aloé Vera não é aconselhado a grávidas (nem durante a fase da amamentação), crianças, doentes com inflamações no útero ou ovários, hemorróidas, fissuras anais, varizes, prostatite, cistite, apendicite, disenterias e nefrite.
Sabia que?
Um dos segredos de beleza da Cleópatra era o uso da Aloé Vera. A rainha do antigo Egipto conhecida pela sua beleza única adorava a planta pela sua ação suavizante e nutritiva para a pele.
Aproveite os benefícios da Aloé Vera para reforçar o seu sistema imunitário, pele, cabelo e unhas e melhorar o seu bem-estar.